quinta-feira, 13 de agosto de 2009

DESAFIO DO CONHECIMENTO - nova data 19/08

Queridos alunos!
Quanta saudade...
Gostaríamos de lembrar que o nosso Desafio está chegando...
Temos uma nova data: 19/08.
Aproveitem para dar uma passada no site. Ele está recheado de dicas e links, além do Desafio do ano passado.
Não desanimem! Contamos com a participação de vocês!
Um abraço carinhoso,
Magda, Cibele e Rangel
www.viagemdoconhecimento.com.br

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Química - 10 de agosto de 2009

Caros alunos, aqui estão as atividades para entrega em 17 de agosto.
. Pesquisa sobre:
LIGAÇÃO IÔNICA E LIGAÇÃO COVALENTE
O que é, quando e como ocorre.
O QUE É FÓRMULA MÍNIMA?
O QUE É FÓRMULA ESTRUTURAL?
O QUE É POLARIDADE DE UMA LIGAÇÃO?
Caprichem e quando voltarmos, dicutiremos o assunto.
Beijos e abraços. Marco Antonio

domingo, 9 de agosto de 2009

PORTUGUÊS 2 - Leitura do mês

Queridos Alunos!
Não esqueçam do livro para este mês e nem deixem a leitura para última hora: 20/08 O cavaleiro inexistente – Ítalo Calvino.
Trata-se de uma obra gostosa de ler, embora bastante simbólica. Para entrar no espírito do enredo, é preciso dar asas à imaginação e isso vocês têm bastante.
Boa Leitura!!

Abraços a todos!

Profa. Valeria

sábado, 8 de agosto de 2009

MATEMÁTICA PARTE 3 (08/08/09)

CONCLUIR ATÉ 16/08
Equações Exponenciais

Olá Turma,

Acho que deixei para o final a parte mais leve desta revisão. O objetivo do estudo Parte 3 é rever,através do autor do livro, as técnicas operatórias para solucionar equações exponenciais.

Precisaremos estar bem afiados para, quando retornarmos às aulas, estudarmos as inequações exponenciais. Alguns exercícios já foram feitos na classe. Não importa. Vamos refazê-los e recordar.

Esclareça suas dúvidas através do email. São 20 exercícios neste bloco, mais curtos do que os da parte 2. Você precisará de 40 a 60 minutos para realizar todos os itens. Planeje bem o seu trabalho.

Atividades do Livro Antigo, Vol. 1.

Pág. 212 - leitura do texto e do exercício resolvido 8. Resolver exercício 59 (a até m)
Pág. 213/214 - leitura do texto (equações expon. Artifício de cálculo). Resolver exercícios 70(a até d) e 71 (c,d,e)

Atividades do Livro NOVO, Vol. 1.

Pág. 211 - leitura do texto e do exercício resolvido 12. Resolver exercício 37 (a até m)
Pág. 212 - leitura do texto (equações expon. Artifício de cálculo). Resolver exercícios 44(a até d) e 45(a,b,c)

Bom Trabalho e até o dia 17!

Professora Lilian

MATEMÁTICA PARTE 2 (08/08/09)

CONCLUIR ATÉ 13/08
Equações Logarítmicas


Olá Pessoal,
Na classe, semestre passado, fizemos alguns exercícios de equações logarítmicas, aplicando a definição de log, as propriedades e verificando as condições de existência (revisadas na Parte 1 deste blog).

O objetivo do estudo Parte 2 é rever o mesmo conteúdo através do autor do livro. Num primeiro momento pode parecer estranho para vocês, pois o livro utiliza uma linguagem matemática formal. Frases do tipo “função injetiva” não devem intimidar vocês. Basta estudar o exemplo resolvido prestando atenção em cada passo. O que importa é:
a) atender à condição de existência (conferindo a resposta calculada)
b) aplicar as propriedades revistas na Parte 1.

Não acumule dúvidas: leia, releia e pergunte. Use o email. São 12 exercícios neste bloco. Você precisará de 40 a 60 minutos para realizar todos os itens. Organize-se dentro do tempo disponível.

Atividades do Livro Antigo, Vol. 1.

Pág. 247 - leitura do texto e do exercício resolvido 24
Pág. 249 - resolver exercícios 95(a até f); 96(a,b); 97(b,d), 98
Pág. 250 – resolver questão de vestibular (ex. 105)

Atividades do Livro NOVO, Vol. 1.

Pág. 244 - leitura do texto e do exercício resolvido 26
Pág. 246 - resolver exercícios 69(a até f); 70(a,b); 71(b,d), 72
Pág. 253 – resolver questão de vestibular (ex. 14)


Bons estudos!!

Professora Lilian

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

MATEMÁTICA PARTE 1 (08/08/09)

CONCLUIR ATÉ 11/08
Operações com Logaritmos


Atividades do Livro Antigo, Vol. 1.

Pág. 225 a 227 - leitura do texto e dos exercícios resolvidos 1 a 4
Pág. 227 - resolver exercícios 4 e 5
Pág. 228 - ler final da página: condição de existência e exercícios resolvidos 6 e 7
Pág. 229 - resolver exercício 14 b,c,e,f
Pág. 230 - ler conseqüências da definição e exercício resolvido nro.8
Pág. 230 - fazer os exercícios: 19 (a até h) e 20 (todos os ítens)
Pág. 231 a 235 - ler todas as propriedades, inclusive exercícios resolvidos
Pág. 236 - resolver questão 24 (a até f) e 40 (a até d)

Atividades do Livro NOVO, Vol. 1.

Pág. 225 a 227 - leitura do texto e dos exercícios resolvidos 1 a 5
Pág. 228 - resolver exercícios 4 e 5
Pág. 228 - ler final da página: condição de existência e exercícios resolvidos 5 e 6
Pág. 229 - resolver exercício 9 a,b,d,e
Pág. 230 - ler conseqüências da definição e exercício resolvido nro.9
Pág. 230 - fazer os exercícios: 14 (a até h) e 15 (a até f)
Pág. 230 a 235 - ler todas as propriedades, inclusive exercícios resolvidos
Pág. 235 e 236 - resolver questão 19 (a até f) e 30 (a até d)

MATEMÁTICA INSTRUÇÕES GERAIS (07/08/09)


Queridos Alunos e Alunas do 10 A,

Como foram as férias? Espero que ótimas, pois estou animada para voltarmos a trabalhar!

Nossa meta para a semana de 10 a 14 de agosto é a de revisar o conteúdo sobre Logaritmos. Voltando à sala de aula estudaremos Funções Logarítmicas, Inequações Logarítmicas e Inequações Exponenciais.
Faremos ainda uma revisão de geometria para prepará-los para a viagem de agrimensura.

Precisaremos retomar a habilidade algébrica que ficou adormecida nas férias. Por isso dividi o trabalho de vocês em diversos blocos, que deverão ser cumpridos nesta ordem:

1) Parte 1: Recordação das operações com logaritmos (No blog a partir de 08/08) – concluir até 11/08
2) Parte 2: Recordação das Equações Logarítmicas (No blog a partir de 08/08)- concluir até 13/08
3) Parte 3: Recordação das Equações Exponenciais (No blog a partir de 08/08) – concluir até 16/08.

Vou conferir o caderno de vocês no dia 17/08. A lista de exercícios é obrigatória e corresponde a três tarefas para casa. Três tarefas não realizadas equivalem a uma advertência formal.

Dúvidas podem ser encaminhadas por email (liliancvieira@terra.com.br). Envie suas mensagens antes das 14hs para que eu as responda no mesmo dia.

Planeje o seu trabalho. Divida as tarefas ao longo do tempo disponível. Trabalhe cerca de 40 minutos diários. Assim você não acumulará dúvidas e garantirá seu descanso no fim de semana.

Desejo a todos um ótimo trabalho!

Estou ansiosa para encontrar vocês no dia 17. Até lá!

Professora Lilian

PORTUGUÊS 1 - Concordância Nominal e Verbal

ESCOLA WALDORF RUDOLF STEINER
EXERCÍCIOS – CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL
10 A -
Queridos Alunos!!
Estes exercícios têm por objetivo recordar alguns casos de concordância já vistos em sala e incentivar a pesquisa daqueles não estudados ainda.
As dúvidas podem ser enviadas por e-mail para a professora no seguinte endereço: valeriafaria@ig.com.br
As atividades deverão ser entregues em 17/08, quando retomaremos nossas aulas.
Lembrem-se de que este assunto consta em nosso livro didático a partir da p. 373.
Os exercícios poderão ser copiados e resolvidos no caderno ou impressos e resolvidos na folha (neste caso, favor colar a folha no caderno de gramática para que fique organizado).

Estou com bastante saudade de todos!! Estou torcendo para que mantenham bastante disposição na resolução da tarefa.

Abraço a todos!!!

Profa. Valeria

EXERCÍCIOS:

Concordância Nominal

Escreva as frases substituindo o * pelas palavras propostas, fazendo-as concordar corretamente. Em certos casos, a palavra fica invariável; em outros, tanto é lícita a forma masculina como a feminina.
a) Pai e filhas mantiveram-se * (calado).
b) Você escolheu * lugar e hora. (mau).
c) Ela revelou um interesse e uma solicitude mais que *. (fraterno)
d) O arbusto e as árvores haviam sido * pela queda do pinheiro. (esmagado)
e) Vai * a lista dos preços. (incluso)
f) É tempo, é paciência, é dinheiro *. (perdido)
g) Não custa muito a gente elogiar-se a si * (mesmo)
h) Visitei os museus e as escolas *. (recém-fundado)
i) Não se pode negar que Petrópolis é * (bonito)
j) Encontrareis a guarnição e seu comandante * a combater até a morte. (posto)
k) Aquela mulher tinha tanto de * quanto de * (sedutor, pérfido)
l) As mãos eram * pequenas. (demasiado) eu tinha digitado erroneamente - desmaiado
m) As janelas * abertas deixavam ouvir o rumor das vozes. (meio)
n) Não admito nem um nem outro *. (artista)
o) Em um ou outro * encontrei vocábulos e expressões * (livro, desconhecido)
p) * já tantos anos de seu desaparecimento, os exemplos dele ainda vivem na memória de todos. (passado)
q) O frio e a chuva * prejudicaram o jogo (torrencial)
r) O tráfego e as comunicações continuavam *. (interrompido)
s) Um e outro * são bons. (carro)
t) Chegam a ser * as conversas deles. (irritante)
u) Muitos eleitores, * à chuva, não votaram. (devido)
v) Descobertas novas, * a pacientes pesquisas e experiências dos cientistas, derrubaram certas teorias de Darwin. (devido)


2. Faça como no exercício anterior:
a. Era ela * que arrumava a casa. (mesmo)
b.Quando cheguei em casa era meio-dia e *. (meio)
c. Eu estou * com a tesouraria e vocês estão *? (quite)
d.Suas Excelências estavam * de suas esposas, (acompanhado)
e. Estas são as informações que foi * obter, (possível)
f. Alguns acham * navios de 800 mil toneladas, (possível)
g.Escolhemos as cores mais vivas *. (possível)
h. Serão mais * os homens ou as máquinas? (importante)
i. Achei o príncipe e sua filha muito *. (simpático)
j.Infelizmente, perdi a capa que lhe pedi *. (emprestado)
k. O operário teve uma das pernas *. (amputado)
l. A população respirou aliviada quando viu * o bandido e terrível assaltante, (preso)
m.Centenas de rapazes foram * pedalando nas ruas. (visto)
n) Para onde estariam sendo * a girafa e o tigre *? (levado, feroz)
o) Vai * à presente a relação dos livros solicitados, (anexo)p) Vão * os comprovantes dos débitos quitados, (anexo)q) Que * os discos que você comprou? (tal)
r) Emocionada, a moça agradeceu: - Muito *! (obrigado)
s) Compraram-me * óculos escuros de que não gostei, (um, artigo)
t) É * a entrada de pessoas estranhas, (proibido)

3. Escreva os períodos em que NÃO há erro de concordância:
a) As matas foram bastante danificadas pelo fogo.
b) A sala tinha bastantes carteiras, mas era meio escura.
c) As crianças já estavam bastantes crescidas.
d) Salvo algumas plantas mais resistentes, as demais a geada matou.
e) Cinquenta casas, se tantas, formavam a rua do povoado,í) As duas ilhas ficam muito distante do litoral.
g) Convidamos o maior número de amigos possível,
h) Prestaram-lhe honras devido aos heróis.
i) Prestaram-lhe honras devidas aos heróis.

4. Substitua corretamente os asteriscos pelas palavras entre parênteses:
a) A cidade crescia a olhos ****. (visto)
b) Minutos depois, o avião descia em Paris, **** de escuro véu de nuvens, (coberto)
c) Achei muito **** a ida e a volta do barco, (rápido)
d) As que estavam **** ao repuxo ficaram **** molhadas, (próximo, todo)
e) Todas as guarnições militares estavam ****. (alerta)
f) Mãe viúva e filho moravam **** numa casa modesta, (junto)
g) Esses privilégios custam ****. (caro)
h) A casa tinha as paredes e o telhado ****. (enegrecido)
i) Disse-me que morava na Rua Codajás, número ****. (tanto)

5. faça concordar os predicativos em destaque:
a) O coqueiro e a palmeira são alto e majestoso.
b) Veja como são belo as rosas e os lírios deste canteiro!
c) Estava deserto a praça e o templo.
d) Mantenha o quarto e a sala bem arejado.
e) Vi sentado, na escada, Sônia e seus irmãos.
f) Estavam desempregado centenas de trabalhadores,
g) Nestes campos reinam soberano a saúva e seus aliados.
h) Eu não a suspeito autor do crime.
i) É preciso que se mantenham limpo as ruas e os jardins.
j) Em casa, encontrei meus pais e irmãs triste e abatido.
k) Suas Excelências mostraram-se muito atencioso.
I) Para tão grande obra é pouco uma vida.
m) É proibido a caça naquela região.
n) Os móveis e as cortinas eram o mesmo.
o) Não seria necessário muita inteligência para compreender isso.
p) O moço deixou claro as suas intenções.
q) Cientistas acham que estamos no Universo.

6.Troque o * pelos pronomes o, a, os, as, conforme convenha:
a) As revistas e os jornais, leio- * por alto.
b) Ele podia ajudá-la, mas não * quis.
c) Vi Mário e suas irmãs, porém não * cumprimentei.
d) Aquela ilha, aquelas praias, como eu * conheço!
e) É a doença * que vos torna apáticos.
f) As paixões nos acorrentam sem que * sintamos.
g) "Salas e coração habita- * a saudade!" (alberto de oliveira)
h) "As suas horas deve- * Vossa Excelência ao bem da Pátria e indiscreta fui eu obrigando-* a estar fora do parlamento a esta hora." (camilo castelo branco)
i) Passaram bandos de aves: você gostaria de * ter visto.

7. Substitua corretamente o * pelos pronomes e adjetivos entre parênteses:
a) Malograram * planos e tentativas, (seu)
b) Esperavam-me na estação * primos e primas, com * ia passar as férias, (algum, o qual)
c) São verdades evidentes por si *. (mesmo)
d) Estas e * mais foram as palavras do sacerdote, (pouco)
e) Aqui não faltam frutas: leve * quantas quiser, (tanto)
f) Seria inútil negar o que ela * confessara, (próprio)
g) A guerra é sempre um mal, * que sejam os motivos, (qualquer)
h) Nesse lago há * peixes. Há * carpas do que carás, (bastante, menos)
i) Não havia estacas * para fazer a cerca, (bastante)
j) As candidatas estavam * nervosas, (bastante)
k) Essas duas obras do prefeito, por si *, o redimem de seus erros, (só)




Concordância Verbal

1. Justifique a concordância dos verbos nos exemplos seguintes: (aqui vocês deverão justificar, explicando por que o verbo está no plural ou por que está no singular, em que pessoa ele está sendo conjugado e com que sujeito ele está combinando - não esqueçam de grifar o verbo e podem fazer uma setinha ligando-o ao seu sujeito. ex. Eles fizeram a tarefa. Justificativa: o verbo está no plural, combinando com o sujeito "Eles" que é 3a. pessoa do plural.)
a) “É mofina a condição dos povos em que faltam lavradores e sobejam legisladores."
(marquês de maricá)
b) “Itaguaí e o universo ficavam à beira de uma revolução." (machado de Assis)
c) "No dia seguinte, veio o morgado e a filha a Lisboa." (camilo castelo branco)
d) "Seguiram-na, a distância, o esposo e o médico." (coelho neto)
e) “'Obelisco não é mourão em que se amarram cavalos." (manuel bandeira)
f) "Chegava a multidão de passageiros dos subúrbios." (felício dos santos)
g) "Eu, o Silêncio e a Solidão éramos quem estava aí." (alexandre herculano)
h) “A maior parte das suas companheiras eram felizes." (camilo castelo branco)
i) "A maioria dos condenados acabou nas plagas africanas." (camilo castelo branco)
j) “Ao lado, em distância conveniente para o fogo não chamuscar a copa verde, uma palmeira ou árvore esguia era plantada." (povina cavalcanti)
k) "O falso e o verdadeiro, a verdade e a mentira, tudo passa." (antónio vieira)
l) “Mais de um ricaço ficou reduzido à miséria." (said ali)

2.- Justifique a concordância verbal: (justifique como o anterior)
a) 'Mas vivam os mitos, que são o pão dos homens." (CiRO dos anjos)
b) "Os amigos nos revezávamos à sua cabeceira." (amadeu de queirós)
c) Sobraram cerca de sessenta ingressos.
d) "Viajando, viajando, esquecia-se o mal e o bem." (adonias filho)
e) Não se trata de riquezas imaginárias, mas reais.
f) "Aqui estão a bandeira e o escudo d'armas da República." (ariano suassuna)
g) Infelizmente só quando acontecem tragédias é que as autoridades tomam providências. :
h) "Não se atravessam oceanos só para dançar valsas." (vilma G. rosa)
i) Nem o macaco nem a ema conseguem escapar à agilidade do puma.
j) "Os pardais parece que andam nas pontinhas dos pés, como as bailarinas." (cecília meireles)
k) "Diante de uma forja, um bando hirsuto de pastores de Moab esperavam, enquanto dentro os ferreiros lhes batiam ferros novos para as lanças." (EcA de queirós)
I) "Uma sucessão de acasos foi ocorrendo." (evandro lins)

3- Substitua os asteriscos pela alternativa que completa corretamente o período.
*** explosões de natureza elétrica no planeta Vénus, o que faz crer que *** de relâmpagos muito fortes, embora não *** provas que *** tal hipótese.

Registrou-se - se tratam - existam - confirmam Registraram-se - se trata - exista - confirme
Registraram-se - se trata - existam – confirmem

4 -. Troque o * pelos verbos entre parênteses, flexionando-os (conjugando-os) corretamente no tempo do indicativo que se pede:
a) Quando a cólera ou o amor nos *, a razão se despede, (visitar, presente)
b) Nem os gestos nem o olhar dela * expressão, (ter, pretérito imperfeito;
c) A multidão de pedestres * de todos os quadrantes, (desaguar, presente)